segunda-feira, 10 de abril de 2017

Benefícios da utilização do EAP

Em gerenciamento de projetos, uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto) ou em inglês WBS (Work Breakdown structure) é uma ferramenta visual utilizada para evidenciar as entregas do projeto, permitindo, assim, as partes interessadas terem uma visão organizada, estruturada e clara de todas as entregas do projeto.


O principal objetivo da EAP é incluir todo o escopo do projeto, ou seja, todo o trabalho necessário para a conclusão do mesmo e também assegurar que não haja trabalho desnecessário no decorrer do trabalho. Portanto, a construção da EAP é um passo muito importante.


A EAP é estruturada no formato de árvore hierárquica, no qual o nível superior (raíz) é mais abrangente e nos níveis inferiores são mais específicos (pacotes de trabalho), orientada às entregas que precisam ser feitas para a conclusão do projeto.

Na Figura 1 é possível visualizar uma exemplo de uma parte da estrutura do EAP para a criação de um projeto de Bingo Beneficente.

eap.png
Figura 1 - Parte da Estrutura EAP para projeto do Bingo Beneficente.














Outro passo importante para a elaboração de um EAP, é a criação do Dicionário da EAP. Este documento descreve os pacotes de trabalho, de modo a orientar a equipe do projeto, podendo conter informações técnicas, recursos e critérios de aceitação de cada pacote de trabalho específico.

Na Figura 2 é possível visualizar o dicionário da EAP para o pacote de trabalho 'Preparação do Evento' especificada na Figura 1.


dicionario.png
Figura 2 - Dicionário da EAP para o pacote Preparação do Evento.

Como podemos ver, a utilização da EAP no gerenciamento de projetos traz grandes benefícios e facilidades para à sua execução.

Como benefícios da utilização da EAP no gerenciamento de projetos, podemos citar:
• Definir o escopo do projeto;
• Facilita a comunicação entre o gerente de projeto e as partes interessadas;
• Entradas em outros processos do gerenciamento do projeto e entregas;
• Facilitar a identificação das fases do projeto;
• Facilitar a estimativa de esforço, duração e custo do projeto;
• Elimina trabalhos desnecessários.

Portanto, a utilização da EAP no gerenciamento de projetos é fundamental, pois facilita a definição e visualização dos pacotes de trabalhos e, além disso, trazem grandes benefícios para auxiliar de forma clara e estruturada todas as partes envolvidas no trabalho.

Não fique de fora, utilize você também o EAP em seu projeto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário