Precisa gerir um projeto e está com dúvidas? Calma que a gente te ajuda.
Nesse post vamos compilar algumas informações passadas pelo Rodrigo Lang, fundador do Instituto de Engenharia e Gestão, em sua palestra sobre Gestão de projetos, ministrada no CEFET-MG.
Começaremos diferenciando projeto e processo. Essa diferenciação é essencial para compreender no que consiste um projeto, Um projeto é um empreendimento temporário conduzido por um objetivo específico. Um projeto tem início e fim definidos. Enquanto processo é uma tarefa repetitiva e padronizada que gera o mesmo resultado diversas vezes.
Para a boa gestão de um projeto, Rodrigo ensina que é fundamental entender a real necessidade do cliente. Sem esse entendimento, você corre o risco de fazer um trabalho diferente do esperado pelo cliente, minando assim suas expectativas quanto ao projeto. Para isso, converse bastante com seu cliente, procure conhecê-lo e conhecer seus gostos e expectativas.
Lang recomenda, antes de começar a execução das tarefas, identificar os pontos urgentes e não urgentes, bem como os pontos importantes e não importantes do projeto. Essa identificação irá te auxiliar na priorização das tarefas. Priorize os pontos urgentes e importantes, pois eles são mais significativos para o seu cliente, além de serem prováveis problemas futuros.
Atenha-se ao cronograma do projeto, especialmente se este fizer parte de um projeto maior. Atrasos podem prejudicar o objetivo final do projeto, além de gerar frustrações no cliente.
Por fim, faça uma boa análise de riscos do seu projeto. Rodrigo Lang apresentou uma ampla matriz de problemas que podem aparecer durante a execução do projeto. Esses problemas podem estar relacionados à tecnologia, recursos humanos, recursos financeiros, sustentabilidade, legislação e etc. Fazer uma boa cobertura de riscos é considerar a influência desses fatores no seu projeto e, então, planejar adequadamente o projeto.
Viu como essa palestra foi cheia de dicas? E foi essencial para compreender como uma gestão de projeto eficiente gera valor e satisfação para o cliente.
Espero que suas dúvidas tenham sido esclarecidas.
Até o próximo post!
Ana Luiza Viegas
Nenhum comentário:
Postar um comentário