No post de hoje, vamos falar um pouco
sobre a gestão de conflitos em equipes de projetos. Os conflitos podem ser
definidos como o choque entre pessoas, grupos ou ideias. Eles são provenientes
do relacionamento entre pessoas e considerados uma ocorrência natural,
inclusive em equipes de projetos, pois são inevitáveis. E, ao contrário do que você
possa estar pensando, eles nem sempre são prejudiciais. Na verdade, se bem
administrados, podem ser benéficos, contribuindo para que as pessoas passem a
considerar novas alternativas que não haviam pensado antes, desenvolverem
melhores soluções para os problemas e aprender.
Os conflitos são classificados em três
tipos: intrapessoal, interpessoal e intergrupal. O conflito intrapessoal ocorre
no interior de um indivíduo, e pode ser causado por uma carga de trabalho muito
elevada ou extremamente baixa para a capacidade que ele possui, ou ainda por
divergências entre o papel que é esperado dele pelos outros, o papel que ele
entende que deveria exercer, e o papel que lhe é exigido. Outras fontes de
conflito interno são a falta de clareza na definição de funções e a incerteza
em relação às expectativas dos superiores.
O segundo tipo de conflito, chamado
interpessoal, ocorre entre duas ou mais pessoas, e pode se dar entre pares, com
os superiores ou com subordinados. Esse tipo de conflito pode ser ocasionado
tanto por questões técnicas / profissionais relacionadas ao projeto, como
também por questões de relacionamento pessoal, sendo que essas diferenças
pessoais são mais difíceis de serem administradas.
E por último, o conflito intergrupal é
aquele que ocorre entre grupos, podendo se dar entre grupos informais dentro de
uma mesma equipe, entre equipes de diferentes projetos, ou entre o projeto e
outros departamentos da empresa.
As principais fontes de ocorrência de
conflitos em gestão de projetos geralmente são problemas com planejamento, má
organização do projeto e deficiências de comunicação. E outras fontes incluem
ainda divergências quanto ao escopo, atribuições de recursos, custo, opiniões
técnicas, procedimentos administrativos e diferenças pessoais.
Como já dissemos no início do post, os
conflitos possam ser benéficos, se bem gerenciados. Nesse sentido, dois autores,
Blake e Mouton, identificaram cinco formas de se administrar conflitos: confrontação,
comprometimento, acomodação, prevalência e retirada.
A confrontação consiste em ambas as
partes resolverem suas diferenças procurando alternativas e escolhendo a melhor
delas. Nesse caso, ambos saem ganhando.
No comprometimento, as duas partes fazem
concessões para chegar a uma solução que proporcione algum grau de satisfação
para ambas. Nessa forma de resolução, nenhuma das partes sai plenamente
satisfeita, e então diz-se que as duas partes perdem e também ganham.
A acomodação ignora as áreas em que há
diferenças, e foca apenas nos pontos onde há acordo, não solucionando,
portando, a causa que deu origem ao conflito. Nesse caso, há perda nos dois
lados.
Na prevalência, prevalece o ponto de
vista de uns em detrimento de outros, o que pode resultar em ressentimentos e
deterioração do clima da equipe. Trata-se de um caso em que apenas um ganha, e
o outro perde.
A retirada ocorre quando o gerente de
projeto se omite e não age para resolver os desacordos. Essa alternativa pode
ser usada como um recurso temporário, para que posteriormente o gerente aja
sobre o foco do conflito, mas caso as questões envolvidas sejam importantes para
as partes, essa evitação pode intensificar o atrito.
Embora os conflitos não devam ser
reprimidos dentro da equipe de projeto, alguns deles acabam sendo improdutivos,
e nesse caso, deixamos aqui algumas medidas preventivas que podem ser bem úteis para
se evitar atritos desnecessários: envolver a equipe desde o início do
planejamento; descrever claramente os papéis e as responsabilidades de cada
membro; promover uma comunicação eficiente; cultivar um clima de franqueza e
confiança; estimular um ambiente participativo e promover a integração da
equipe.
Bom, por hoje, é só... E para mais dicas
sobre projetos, fique ligado nos próximos posts.
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