O gerente de projeto como figura
central
Olá, tudo bem?
Hoje vamos falar sobre a importância do
gerente de projeto.
A gestão de projetos é um tema muito comum
nos dias de hoje e uma das figuras que mais se destaca é a do gerente de
projetos. Porém você já parou para pensar em quais são as responsabilidades
desse profissional?
Em um mercado globalizado e altamente
competitivo, as organizações precisam encontrar soluções dinâmicas, inovadoras
e que atendam a critérios de qualidade, agilidade, redução de custos e flexibilidade
para que possam sobreviver e se destacar frente aos seus concorrentes. Diante
desse cenário, o gerenciamento de projetos torna-se uma solução muito praticada
e para que os projetos tenham um desempenho melhor, é crescente a preocupação
com o perfil do gerente de projetos.
Normalmente, candidatos a esse cargo são
escolhidos por se destacarem como bons articuladores, bons gerentes de pessoas,
mas principalmente por terem um bom relacionamento interpessoal. O gerente de
projetos terá que se relacionar com o cliente, com a equipe do projeto, com a
alta administração - responsável pela tomada de decisão estratégica -, com os
fornecedores, com outros gerentes de projeto, com vários setores da empresa,
com os organismos reguladores e outras partes interessadas. Por isso, é considerado
o elemento central dos relacionamentos internos e externos ao projeto. Esse
profissional deve ainda apresentar outras competências, tais como: liderança, comunicação
clara, autoridade e flexibilidade para lidar com crises, conflitos e surpresas
que podem ocorrer no trajeto, ou seja, deve apresentar habilidades múltiplas.
Além disso, o gerente de projetos é visto
como o responsável por conduzir todo o trabalho, desde a ideia inicial até o
término, que ocorre com a entrega dos resultados aos clientes. Ele também deve integrar
todos os recursos do projeto, administrar a comunicação, os recursos humanos, os
contratos, os materiais, mapear os riscos e assegurar a realização do projeto
dentro dos padrões de desempenho estipulados, relacionados às metas, prazos e
custos. Porém, sua principal responsabilidade é garantir a realização do
projeto.
É possível perceber que a Gerência de
Projetos é um instrumento que viabiliza a implementação da estratégia do
negócio e, para isso, a figura do gerente de projetos é fundamental para maximizar
as probabilidades de sucesso dada a existência de vários pontos de conflitos. Além
disso, é crucial que seja estabelecida uma comunicação eficaz e frequente entre
todas as partes para manter o projeto em progresso, identificar possíveis
problemas, solicitar sugestões, manter a satisfação do cliente e minimizar os
imprevistos, sendo que o gerente de projetos será o responsável por
implementar, conduzir ou acompanhar boa parte dessas tarefas.
Você sabia que o gerente de projetos tinha
todas essas responsabilidades? Consegue se lembrar de mais alguma?
Espero ter ajudado a ampliar sua visão
sobre esse profissional.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário