quinta-feira, 8 de junho de 2017

O gerente de projeto como figura central

Olá, tudo bem?
Hoje vamos falar sobre a importância do gerente de projeto.

A gestão de projetos é um tema muito comum nos dias de hoje e uma das figuras que mais se destaca é a do gerente de projetos. Porém você já parou para pensar em quais são as responsabilidades desse profissional?

Em um mercado globalizado e altamente competitivo, as organizações precisam encontrar soluções dinâmicas, inovadoras e que atendam a critérios de qualidade, agilidade, redução de custos e flexibilidade para que possam sobreviver e se destacar frente aos seus concorrentes. Diante desse cenário, o gerenciamento de projetos torna-se uma solução muito praticada e para que os projetos tenham um desempenho melhor, é crescente a preocupação com o perfil do gerente de projetos.

Normalmente, candidatos a esse cargo são escolhidos por se destacarem como bons articuladores, bons gerentes de pessoas, mas principalmente por terem um bom relacionamento interpessoal. O gerente de projetos terá que se relacionar com o cliente, com a equipe do projeto, com a alta administração - responsável pela tomada de decisão estratégica -, com os fornecedores, com outros gerentes de projeto, com vários setores da empresa, com os organismos reguladores e outras partes interessadas. Por isso, é considerado o elemento central dos relacionamentos internos e externos ao projeto. Esse profissional deve ainda apresentar outras competências, tais como: liderança, comunicação clara, autoridade e flexibilidade para lidar com crises, conflitos e surpresas que podem ocorrer no trajeto, ou seja, deve apresentar habilidades múltiplas.

Além disso, o gerente de projetos é visto como o responsável por conduzir todo o trabalho, desde a ideia inicial até o término, que ocorre com a entrega dos resultados aos clientes. Ele também deve integrar todos os recursos do projeto, administrar a comunicação, os recursos humanos, os contratos, os materiais, mapear os riscos e assegurar a realização do projeto dentro dos padrões de desempenho estipulados, relacionados às metas, prazos e custos. Porém, sua principal responsabilidade é garantir a realização do projeto.

É possível perceber que a Gerência de Projetos é um instrumento que viabiliza a implementação da estratégia do negócio e, para isso, a figura do gerente de projetos é fundamental para maximizar as probabilidades de sucesso dada a existência de vários pontos de conflitos. Além disso, é crucial que seja estabelecida uma comunicação eficaz e frequente entre todas as partes para manter o projeto em progresso, identificar possíveis problemas, solicitar sugestões, manter a satisfação do cliente e minimizar os imprevistos, sendo que o gerente de projetos será o responsável por implementar, conduzir ou acompanhar boa parte dessas tarefas.

Você sabia que o gerente de projetos tinha todas essas responsabilidades? Consegue se lembrar de mais alguma?

Espero ter ajudado a ampliar sua visão sobre esse profissional.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário