segunda-feira, 12 de junho de 2017

SALES PROCESS ENGINEERING

A engenharia de Processos de Negócios vem surgindo como um forte instrumento teórico para tratar de qualquer processo organizacional de uma maneira tão metódica e testada que é hoje referência para tratar de qualquer processo organizacional , como os de produção vem sendo tratados e conjuntamente aumentando a produtividade e qualidade dos processos organizacionais, dessa forma, fica evidente a atuação da engenharia de processos na redução de custos e consequente aumento de ganho.
Um dos modelos que principiou a Engenharia de Processo de Negócios que era o modelo Toyota de Produção possuía técnicas como a do Kaizen, que tem como pressuposto que as pessoas podem melhorar continuamente no desenvolvimento de suas atividades, que possui a visão que a melhoria ocorre através do conhecimento dos trabalhadores operacionais, a partir dessa visão conjunta de estratégia organizacional aliado a melhoria contínua dos trabalhadores operacionais que os processos passaram a ser considerado ativo intelectual estratégico das organizações, o que reforça a sua importância e relevância.
Não menos importante que os conhecimentos de melhoramento contínuo, a Engenharia de Processos de Negócios se apoia na modelagem de processos. A modelagem de processos é uma representação gráfica, em muitos casos, da realidade da empresa, que têm os seguintes objetivos: melhor entendimento e representação uniforme da empresa; suportar o projeto de novas partes da organização, além de ser um modelo utilizado para controlar e monitorar as operações da empresa. A partir da modelagem de processos é necessário um conjunto de técnicas para analisar e propor melhorias e soluções, nesse sentido a Engenharia de Processos de Negócios se apoia também na Teoria das Restrições.
Como objetivo geral a verificação da possibilidade de utilização da engenharia de processos de negócios como instrumento teórico para desenvolvimento de micro e pequenas empresas, com objetivos de: Gerar uma unidade de entendimento, por parte da organização dos processos que acontecem; Indicar a relação entre as soluções apontada pela engenharia de processos aliada à melhoria nos sistemas de informações, propor a melhoria contínua dentro da empresa.
Dessa forma, a Engenharia de processos é entendida como uma arquitetura para entendimento, análise e melhoria dos processos dentro da organização, englobando teorias que sustentam seu foco de viés organizacional, corroborando com a visão da multidisciplinaridade e aplicação das teorias em outros contextos, seja na administração organizacional, seja no contexto da administração da produção.

O plano de análise da Engenharia de negócios é aplicada nas seguintes etapas:

  1. Motivação Estratégica
  1. Plano de ação determinando prazos, recursos, responsabilidade e atividades a serem feitas.
  1. Mapeamento do macroprocesso atual da empresa para entender o funcionamento da organização, buscando reunir através da visão integrada a identificação de problemas
  1. Com o Macroprocesso mapeado, é necessário que se identifiquem quais são os problemas e dificuldades que existem e que são inerentes a esse macroprocesso.
  1. Construção da árvore da realidade atual da organização, onde segundo a Teoria das Restrições é listado os efeitos indesejados e um ou poucos “problemas raízes”.
  1. Com árvore desenhada, as causas das dificuldades são encontradas e serão postas a discussão.
  1. Identificar entre os processos existentes quais são aqueles que mais carecem de uma intervenção, segundo o modelo Toyota de produção.
  1. Identificar entre os processos existentes quais são aqueles que mais carecem de uma intervenção, segundo o modelo Toyota de produção.
  1. Exclusões de atividades dentro do processo de negócio que podem ser eliminadas ou substituídas nos microprocessos.
  1. Com a Reunião de informações micro e macroprocessuais e suas restrições é discutido estrategicamente sua maximização, ou seja, como torná-la melhor a ponto de agregar valor na entrega do produto ao cliente final.

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