segunda-feira, 12 de junho de 2017

Sucesso de um projeto.

Com os posts anteriores acho que todos nós já sabemos um pouco sobre gerenciamento de projetos, certo?

O post de hoje vai ser pra entendermos um pouco melhor sobre quando se pode afirmar que o projeto teve sucesso!


Nós já sabemos que projeto é um esforço temporário, com um objetivo pré-estabelecido, definido e claro. Início, meio e fim são definidos, a duração e os recursos, limitados, e suas atividades são determinadas seguindo uma sequência. Sabemos também que gerenciar um projeto é atuar de forma a atingir os objetivos propostos, dentro de parâmetros já determinados, segundo planejamento prévio de prazos e custos.

E o sucesso? O que é o sucesso de um projeto?

A partir do que já aprendemos é dedutível que o sucesso de um projeto acontece quando os objetivos, prazos e custos determinados são cumpridos. 

Entretanto, à medida que o entendimento sobre gestão foi se tornando mais abrangente, a definição de sucesso seguiu o mesmo caminho. Assim, a definição de sucesso não se restringe à conclusão da programação dentro do prazo e do custo. É imprescindível também alcançar a satisfação do cliente, ou seja, aquele que deve (ou deveria) ser beneficiado com a realização do projeto.

Dessa forma, é fundamental que o gestor/gerente do projeto tenha em mente que algumas outras métricas são tão importantes quanto um escopo, o custo e os prazos.

É importante acompanhar o projeto, observando não só o cumprimento do que foi estabelecido, mas considerando também a satisfação do cliente, o que pode favorecer não apenas o projeto em si, mas o desempenho de todos os agentes que participaram dele.

Entenderam?

Resumindo, ao buscar o sucesso de um projeto, é essencial que o planejamento seja feito de forma detalhada, que a atuação do gerente tenha foco, que a comunicação seja clara e objetiva, que as funções e tarefas estejam bem definidas, que os riscos do projeto sejam definidos e medidas mitigadoras pré-estabelecidas, que o cronograma esteja adequado à quantidade de atividades, e, além disso, é extremamente importante que o projeto esteja alinhado com os objetivos e expectativas do cliente. 

Viu só? Nem sempre lembramos o quanto o cliente é fundamental no projeto.. Precisamos dele até mesmo para afirmar se o projeto teve sucesso ou não!


Nenhum comentário:

Postar um comentário