PMBOK, PRINCE2 e Agile são metodologias para gestão de projetos, utilizados em setores da indústria para planejar, gerenciar e executar projetos com sucesso. Cada um deles fornece diferentes conjuntos de ferramentas e técnicas de gerenciamento, procurando sempre reduzir os principais riscos de projetos: entregas insatisfatórias, gastos excessivos e atrasos no cronograma. Todos possuem os mesmos objetivos gerais, mas utilizam meios diferentes para chegar lá. Então, qual deles é o melhor?
O guia PBMOK (Project Management Body of Knowledge) foi criado em 1996 pelo Project Management Institute (PMI). O PMBOK apresenta informações gerais sobre todos os aspectos da gestão de projetos, descrevendo práticas essenciais e uma gama mais ampla de técnicas que podem ser aplicadas para gerenciar um projeto. Não é uma metodologia propriamente dita, mas sim um conjunto de boas práticas que dizem o que você “pode” fazer, e não o que “deve” fazer. As ferramentas estão a disposição do gerente de projeto, que decide quais serão utilizadas ou não.
PRINCE2 (PRojects IN a Controlled Environment) foi desenvolvido em 1996 por uma agência do governo do Reino Unido e hoje é o padrão de gestão para projetos públicos por lá. O PRINCE2 possui uma abordagem mais prática, e é mesmo uma metodologia, definindo quem, quando e como será realizado o projeto. Define os papeis de cada pessoa envolvida com o projeto.
Os princípios básicos de Agile foram definidos em 2001, com o Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software. É um grupo de metodologias baseado em desenvolvimento iterativo: suas práticas são realizadas em pequenas iterações, com as de maior risco e importância primeiro. O tempo de planejamento do processo geral é o menor possível, e foca em equipes organizadas com funções variadas. Os processos Agile permitem às organizações melhor adaptação a mudanças em necessidades.
Após analisar as características das três metodologias, é possível responder a pergunta do título, correto? Na verdade, não! As três metodologias oferecem métodos diferentes e válidos para lidar com a administração e gerenciamento de projetos. PMBOK e PRINCE2 se complementam, com o PBMOK fornecendo a base de conhecimento para o gerente de projetos e o PRINCE2 mostra como aplicar esse conhecimento de maneira estruturada. Ambos envolvem um alto grau de planejamento do futuro em detalhes para evitar riscos conhecidos, enquanto o Agile possui metodologias mais flexíveis. Portanto, ele é mais adequado para aplicações onde todas as necessidades não são conhecidas com antecedência, como em projetos de TI. No fim das contas, a melhor prática é combinar todas as metodologias, de acordo com a sua aplicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário