terça-feira, 16 de maio de 2017

COMO IDENTIFICAR OS RISCOS DO SEU PROJETO?

Riscos e gerenciamento de riscos fazem parte da dinâmica durante a execução de projetos. É por isso que o gerenciamento de risco é tão importante para os gerentes de projeto. O instituto de Project Management Institute (PMI) aborda o “risco de projeto” como um evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará um efeito positivo ou negativo em um ou mais objetivos do projeto tais como escopo, cronograma, custo e qualidade. 

O risco pode ter uma ou mais causas, e se ocorrer, pode ter um ou mais impactos, geralmente o risco tem origem na incerteza existente em todos os projetos. Por exemplo, as causas podem incluir o requisito de uma autorização ambiental para o trabalho, ou limitações de pessoal designado para planejar o projeto. O risco é que a agência responsável pela autorização possa demorar mais do que o planejado para conceder a autorização ou, no caso de uma oportunidade, pessoal adicional de desenvolvimento possa ficar disponível para participar do planejamento e seja designado para o projeto. Se um desses eventos incertos ocorrer, pode haver um impacto no escopo, custo, cronograma, qualidade ou desempenho do projeto.

TIPOS DE RISCOS

Os riscos podem ser preliminarmente, positivos e negativos. Os riscos positivos são chamados de oportunidades e os negativos de ameaças. Eles também podem ser classificados como:
  • Conhecidos: já ocorreram em projetos anteriores ou que se tem uma ideia clara de sua probabilidade e impacto
  • Parcialmente conhecidos: Que se tem uma ideia de probabilidade e impacto com um grau menor de certeza.
  • Desconhecidos: Que não se consegue identificar ou estimar assertivamente.


ENTÃO, COMO VOCÊ IDENTIFICA OS PRINCIPAIS RISCOS PRESENTES EM SEU PROJETO?

O primeiro passo a ser dado nessa caminhada, consiste no desenvolvimento do “gerenciamento de risco do projeto”, que inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas e controle de riscos de um projeto. Como podemos ver abaixo:




Figura 1 – Visão geral do gerenciamento de risco

Fonte: Project Management Institute. Um Guia em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5° ed.

Os objetivos do gerenciamento dos riscos do projeto são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto. Para ter êxito, a organização deve estar comprometida com uma abordagem proativa e consistente do gerenciamento dos riscos durante todo o projeto. É preciso fazer uma escolha consciente em todos os níveis da organização para identificar ativamente e buscar o gerenciamento eficaz dos riscos durante todo o ciclo de vida do projeto.

Não fique de fora, gerencie também o risco do seu projeto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário