Para boa gestão de um projeto é necessário, além das coisas que já apresentamos até aqui, a elaboração de um cronograma e de um orçamento para o projeto.
Pode ficar tranquilo que a gente vai explicar direitinho o que é cada um.
Começando pelo cronograma, que é o principal recurso de gerenciamento de tempo, nele estão especificados o início e término de cada tarefa do projeto. Para começar a elaborar seu cronograma, você vai precisar do EAP que elaborou anteriormente. No EAP, os pacotes de trabalho envolvem atividades para sua realização e essas atividades devem ser listadas para construção do cronograma. O cronograma segue um sequenciamento lógico das tarefas e, portanto, é importante identificar se as atividades a serem realizadas podem ser realizadas ao mesmo tempo ou se são dependentes uma do término da outra. O tempo de cada atividade pode ser controlado por hora, dia ou semana, adequando-se à realidade do projeto. Um exemplo de cronograma de um projeto de desenvolvimento de produto pode ser observado logo abaixo:
O orçamento do projeto, por sua vez, é a ferramenta que indica quais recursos financeiros serão necessários para realização do projeto. Para começar, você vai levantar os materiais que serão necessários para realizar as tarefas que você identificou no cronograma e suas quantidades. Quando já tiver feito esse levantamento, começa a parte de pesquisa de preços. Os valores a serem desembolsados para compra dos materiais vão sendo somatizados em cada pacote de trabalho e, assim, tem-se um orçamento mais detalhado. É de extrema importância reservar um pouco do dinheiro disponível no projeto para uma conta chamada reserva de contingência. Isso é importante para evitar futuros problemas financeiros quando algo sair do orçamento. Aqui embaixo trouxemos um exemplo de orçamento para vocês:
Fica de olho aqui no blog que ainda temos muita informação sobre gestão de projetos para vocês.
Até a próxima, pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário