segunda-feira, 22 de maio de 2017

Gerenciamento de riscos de um projeto


Sempre que colocamos algum projeto em prática e algo dá errado, vem alguém e diz: “você sabia dos riscos que estava correndo? ”. Mas os riscos nem sempre são algo negativo e saber mensurá-los pode ser a chave para o sucesso do seu projeto.


Em qualquer projeto temos a possibilidade de sucesso e também a da falha. O que deve ser feito é o gerenciamento das variáveis, tanto positivas quanto negativas, para que o objetivo seja alcançado sem maiores surpresas. Sendo assim, gerenciamento de riscos em projetos é um conjunto de ações que visam maximizar os riscos positivos e minimizar os riscos negativos.

Quando você começa a penar no Plano de Gerenciamento de Riscos, deve-se identificar três componentes: o evento (risco em si), a probabilidade de que ele aconteça e também o impacto que causará se ele ocorrer. Depois de listados e classificados os riscos, você elabora um plano de ação para diminuir os riscos negativos (eliminá-los ou reduzir a probabilidade de incidência e o impacto) e maximizar os riscos positivos (aumentar a probabilidade de que eles aconteçam). Gerenciar riscos em projetos requer uma boa dose de análise crítica e de planejamento. É ver o cenário em que o seu projeto está sendo desenvolvido por completo, com todas as oportunidades e ameaças.

Até mesmo os riscos mais absurdos devem ser considerados ao fazer o plano de gerenciamento. Se for passível dele ocorrer, deve-se saber como lidar com o problema. Uma ótima ferramenta para isso é a análise SWOT, um modelo que organiza as Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades. Analisando o cenário externo e interno da empresa. Mas tão importante como a montagem do Plano de Gerenciamento de Riscos é seu acompanhamento, para saber a probabilidade de os riscos ocorrerem está diminuindo ou aumentando.  Assim, ocorrendo algo a empresa estará pronta para agir de forma ágil e descomplicada.


 Elaborando um Plano de Gerenciamento de forma correta e eficaz seu projeto está no caminho do sucesso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário