segunda-feira, 20 de março de 2017


Gerenciamento de Portfólio de Projetos

Como decidir se vale ou não a pena investir em um novo projeto?


O post de hoje é para aquelas pessoas que tem um projeto novo em mente para a sua empresa, mas querem ter certeza de que o projeto não vai dar errado. Se você é uma dessas pessoas, nós definimos alguns passos que vão te ajudar a tomar essa decisão sobre executar ou não o novo projeto.

Antes de qualquer passo é necessário que você análise os seus produtos (ou serviços) e a importância (porcentagem de participação) deles diante do seu faturamento e lucro. Essa primeira análise já vai possibilitar uma visão dos seus produtos/serviços chaves, e uma posição referente àqueles produtos/serviços que impactam pouco o seu faturamento e lucro, e talvez devam ser deixados de lado.

Após essa visão geral da sua organização e o que ela oferece, é necessário direcionar a sua análise para os projetos da empresa. Assim, o primeiro passo é definir critérios de avaliação para os projetos da empresa que já estão em execução, e analisar se existe algum deles que pode ser encerrado/modificado, para que o novo projeto tenha recursos suficientes. Caso o seu projeto tenha recursos suficientes independente da interrupção/modificação dos projetos já existem, pode passar para o passo seguinte.

O próximo passo, e talvez um dos mais importantes, é a análise da execução do projeto em questão. Nesse passo, você deve coletar o máximo de informações sobre o projeto (mercado, produtos, aceitação, recursos, etc.), e deve compará-lo com os projetos já existentes, utilizando os critérios já definidos, listar os riscos e restrições do projeto, os aspectos positivos e todas as informações que julgar pertinentes.

Por fim, é a hora do que podemos chamar de “prós e contras”. O primeiro aspecto a ser discutido é a disponibilidade de recursos. Um projeto sem recursos não tem como ser executado. Se o projeto possui todos os recursos necessários, cabe analisar o restante das informações e decidir se existem mais pontos favoráveis, ou pontos contra, e então, validar o projeto ou buscar um novo para investir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário