O
que é gestão de portfólio de projetos?
Gerenciar
portfólio de projetos não é apenas executar vários projetos simultaneamente.
Cada carteira de projetos deve ser analisada buscando identificar sua
capacidade de gerar valor para o negócio aliada aos objetivos estratégicos da
empresa.
Dessa
forma, trouxemos um estudo de caso, da empresa Scully S.A., referente à escolha
do portfólio de projetos da organização, e esperamos ajuda-lo no processo de
decisão! Vale ressaltar que cada situação pode e é diferente, mas acreditamos
que nossa análise ajudará a guia-lo durante o processo decisório.
A
Scully S.A é uma empresa pioneira no desenvolvimento de repelentes naturais,
situada na península ibérica, desde 1942. Seu foco inicial era o aprimoramento
dos cinco principais produtos, todos repelentes, desenvolvidos ainda no início
de sua atividade, constituindo uma indústria de cosméticos com estrutura
tradicional, no que tange ao gerenciamento do seu portfólio.
Atualmente,
os repelentes ainda são os principais produtos da empresa, mas, com o passar
dos anos, a Scully expandiu seus negócios para outros produtos , contando agora
com 16 produtos, entre protetores solares, hidratantes, sabonetes e repelentes,
porém a última expansão de portfólio ocorreu mais de 15 anos atrás.
Desta
maneira, analistas do mercado, contratados pela organização, com objetivo de
vislumbrar novas opções para empresa, verificaram um grande potencial de expansão
do negócio em países periféricos, onde a incidência de doenças transmissíveis
por insetos é alta, desenvolvendo assim o projeto Gamma.
O
projeto Gamma, tem como objetivo adentrar no mercado sul americano, com os dois
melhores repelentes do seu portfolio o Free e Out. Para realização desse
projeto é necessário um investimento entre 50.000 a 60.000 euros, além de um
aumento dos custos, o qual resulta em queda de 15% do lucro de cada produto.
No
planejamento orçamentário da empresa, foram destinados 100.000 euros para
projetos na área de P&D e no momento estão sendo realizados 3 projetos:
Q. dos recursos
|
Realizado/ Total
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Fase
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Aprimoramento Sun 30
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Baixa
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6750 / 27000
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Planejamento
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Aprimoramento Flower
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Baixa
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17500 / 21000
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Reversão
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Plano de Marketing Season
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Média
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4000 / 24000
|
Planejamento
|
Como
é observado na tabela acima, o aprimoramento do Sun 30 e o plano de marketing
do Season estão na fase de planejamento, ou seja, estão no início do projeto,
enquanto isso, o aprimoramento do Flower está na fase de reversão (etapa de
finalização). Somando todos os gastos para realização desse projeto, temos
72.000 euros, resultando um saldo de 28.000 euros.
Para
realização do projeto Gamma, seria necessário paralisar projetos, então temos o
grande dilema: Levar o projeto Gamma para frente ou continuar com seus
projetos?
A
partir da análise ABC do faturamento e do lucro de cada produto da empresa, foi
percebido que os produtos Free e Out, são os mais vendidos, representando 40%
do faturamento total da empresa. Além disso, esses produtos mesmo obtendo
margem de lucro baixa (35% e 30%), por seu alto nível de vendas, representava 38%
da margem de lucratividade total. Desta maneira, a quantidade de produtos
vendidos compensava a baixa margem de lucro.
Esse projeto de expansão se torna uma ótima
oportunidade para a empresa, já que somente no Brasil, a venda de repelentes
aumentou aproximadamente 82% nos últimos dois anos, aumentando a receita para
mais de 130%, segundo dados da consultoria Nielsen. Além disso, as empresas
produtoras não estão conseguindo suprir tal aumento deixando brechas para
entrada de novos concorrentes.
Mesmo ocorrendo a redução de 15% da margem de lucro de
cada produto, a alta demanda supriria tal perda.
Além disso, a inserção desses produtos desenvolverá o
know how da empresa sobre o mercado sul americano, abrindo portas para inclusão
de outros produtos de seu portfolio, expandindo as fronteiras da Scully.
Por ser uma empresa conservadora e por 15 anos não ter
um foco no setor de P&D, a Scully pode encontrar dificuldades caso alguma
concorrente entre no seu mercado atual, então é necessário realizar expansões e
novos empreendimentos para vislumbrar novos mercados e prosperar em sua área de
atuação, conseguindo se firmar como marca mundial, levando a empresa a altos
patamares.
O projeto Gamma, a longo prazo tem grande potencial
para se tornar o projeto mais rentável da empresa, sendo o pioneiro no mercado
da América do Sul, possui todos os requisitos para quem sabe futuramente se
deslumbrar pelas regiões da África, ao se consolidar no mercado por sua qualidade
após seus grandes investimentos em P&D.
Além de abrir novas oportunidades para maximização da receita de venda
da Scully.
Deste modo, escolhemos a realização do projeto Gamma,
havendo a paralização dos projetos do Sun 30 e Season, resultando em um saldo de
68.750 euros, o que flexibilizará o orçamento da expansão, possibilitando
incrementos, aos quais poderão ajudar no sucesso do projeto.
Pronto, agora você já sabe como e quais aspectos
analisar durante a gestão de seu portfólio! Lembre-se que nem sempre o projeto
mais rentável é o mais indicado para a empresa! Até a próxima dica!
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