segunda-feira, 20 de março de 2017

O que é gestão de portfólio de projetos?





Gerenciar portfólio de projetos não é apenas executar vários projetos simultaneamente. Cada carteira de projetos deve ser analisada buscando identificar sua capacidade de gerar valor para o negócio aliada aos objetivos estratégicos da empresa.
Dessa forma, trouxemos um estudo de caso, da empresa Scully S.A., referente à escolha do portfólio de projetos da organização, e esperamos ajuda-lo no processo de decisão! Vale ressaltar que cada situação pode e é diferente, mas acreditamos que nossa análise ajudará a guia-lo durante o processo decisório.
A Scully S.A é uma empresa pioneira no desenvolvimento de repelentes naturais, situada na península ibérica, desde 1942. Seu foco inicial era o aprimoramento dos cinco principais produtos, todos repelentes, desenvolvidos ainda no início de sua atividade, constituindo uma indústria de cosméticos com estrutura tradicional, no que tange ao gerenciamento do seu portfólio.
Atualmente, os repelentes ainda são os principais produtos da empresa, mas, com o passar dos anos, a Scully expandiu seus negócios para outros produtos , contando agora com 16 produtos, entre protetores solares, hidratantes, sabonetes e repelentes, porém a última expansão de portfólio ocorreu mais de 15 anos atrás.
Desta maneira, analistas do mercado, contratados pela organização, com objetivo de vislumbrar novas opções para empresa, verificaram um grande potencial de expansão do negócio em países periféricos, onde a incidência de doenças transmissíveis por insetos é alta, desenvolvendo assim o projeto Gamma.
O projeto Gamma, tem como objetivo adentrar no mercado sul americano, com os dois melhores repelentes do seu portfolio o Free e Out. Para realização desse projeto é necessário um investimento entre 50.000 a 60.000 euros, além de um aumento dos custos, o qual resulta em queda de 15% do lucro de cada produto.
No planejamento orçamentário da empresa, foram destinados 100.000 euros para projetos na área de P&D e no momento estão sendo realizados 3 projetos:

Q. dos recursos
Realizado/ Total
Fase
Aprimoramento Sun 30
Baixa
6750 / 27000
Planejamento
Aprimoramento Flower
Baixa
17500 / 21000
Reversão
Plano de Marketing Season
Média
4000 / 24000
Planejamento

Como é observado na tabela acima, o aprimoramento do Sun 30 e o plano de marketing do Season estão na fase de planejamento, ou seja, estão no início do projeto, enquanto isso, o aprimoramento do Flower está na fase de reversão (etapa de finalização). Somando todos os gastos para realização desse projeto, temos 72.000 euros, resultando um saldo de 28.000 euros.
Para realização do projeto Gamma, seria necessário paralisar projetos, então temos o grande dilema: Levar o projeto Gamma para frente ou continuar com seus projetos?
A partir da análise ABC do faturamento e do lucro de cada produto da empresa, foi percebido que os produtos Free e Out, são os mais vendidos, representando 40% do faturamento total da empresa. Além disso, esses produtos mesmo obtendo margem de lucro baixa (35% e 30%), por seu alto nível de vendas, representava 38% da margem de lucratividade total. Desta maneira, a quantidade de produtos vendidos compensava a baixa margem de lucro.
Esse projeto de expansão se torna uma ótima oportunidade para a empresa, já que somente no Brasil, a venda de repelentes aumentou aproximadamente 82% nos últimos dois anos, aumentando a receita para mais de 130%, segundo dados da consultoria Nielsen. Além disso, as empresas produtoras não estão conseguindo suprir tal aumento deixando brechas para entrada de novos concorrentes.

Mesmo ocorrendo a redução de 15% da margem de lucro de cada produto, a alta demanda supriria tal perda.

Além disso, a inserção desses produtos desenvolverá o know how da empresa sobre o mercado sul americano, abrindo portas para inclusão de outros produtos de seu portfolio, expandindo as fronteiras da Scully.

Por ser uma empresa conservadora e por 15 anos não ter um foco no setor de P&D, a Scully pode encontrar dificuldades caso alguma concorrente entre no seu mercado atual, então é necessário realizar expansões e novos empreendimentos para vislumbrar novos mercados e prosperar em sua área de atuação, conseguindo se firmar como marca mundial, levando a empresa a altos patamares.

O projeto Gamma, a longo prazo tem grande potencial para se tornar o projeto mais rentável da empresa, sendo o pioneiro no mercado da América do Sul, possui todos os requisitos para quem sabe futuramente se deslumbrar pelas regiões da África, ao se consolidar no mercado por sua qualidade após seus grandes investimentos em P&D.  Além de abrir novas oportunidades para maximização da receita de venda da Scully.

Deste modo, escolhemos a realização do projeto Gamma, havendo a paralização dos projetos do Sun 30 e Season, resultando em um saldo de 68.750 euros, o que flexibilizará o orçamento da expansão, possibilitando incrementos, aos quais poderão ajudar no sucesso do projeto.


Pronto, agora você já sabe como e quais aspectos analisar durante a gestão de seu portfólio! Lembre-se que nem sempre o projeto mais rentável é o mais indicado para a empresa! Até a próxima dica!  

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