domingo, 19 de março de 2017

Gestão de Portfólio de Projetos

Como analisar as propostas de projetos em uma empresa?


Os projetos de uma empresa devem estar alinhados aos seus objetivos estratégicos e gerar valor para o negócio. Dificilmente uma empresa terá os recursos necessários para realizar todos os projetos propostos e, por isso, é fundamental gerenciar seu portfólio de projetos e saber selecionar os mais relevantes para execução. Diante disso, hoje vamos ajudá-lo a analisar as propostas de projetos na formação dos portfólios, estabelecendo alguns pontos essenciais para a tomada de decisão.

  • Definir o objetivo do projeto proposto
O objetivo do projeto deve ser claro, bem definido e alinhado com a estratégia do negócio.

  • Verificar a exequibilidade do projeto
A empresa deve possuir os vários recursos necessários para executar o projeto, sendo eles: pessoas, técnicas, condições econômicas, conhecimento, infraestrutura, etc.

  • Análise do custo-benefício
Deve-se analisar os custos do projeto em todas as suas etapas juntamente com o orçamento previsto na empresa, sem se esquecer da previsão dos retornos a longo e curto prazo esperados com a implantação do projeto. 

  • Critérios de avaliação
É importante definir critérios para avaliação do projeto, que podem ser reunidos em uma lista de verificação para facilitar a comparação dos projetos propostos ou em um modelo de escala que trará os pontos mais relevantes em cada um dos projetos analisados.

  • Análise de mercado e competitividade
Outro ponto importante é a análise do ambiente externo ao projeto, ou seja, sobre o conhecimento que a empresa tem do mercado em que atua ou atuará, as necessidades dos consumidores, possíveis tendências comportamentais, seus concorrentes, pontos fortes e fracos do produto/serviço, segmentos potenciais, fornecedores, entre outros.

Para ilustrar o que foi descrito acima, veja o seguinte estudo de caso:

A empresa Scully S.A. é conhecida no mercado por suas políticas conservadoras de gerenciamento de portfólio de projetos. Desde sua fundação, em 1942, seus investimentos são focados em aprimorar seus principais produtos e, há mais de 15 anos, não há desenvolvimento de um novo produto com aporte de grande investimento financeiro. Com o objetivo de maximização de lucros, a organização executa, no momento, três projetos, sendo dois para aprimoramento de produtos e um plano de marketing.

O Conselho Administrativo da Scully, visando a adoção de uma postura menos conservadora no mercado, decidiu apresentar o resumo de um projeto conhecido como “projeto Gama” para capitação de tais mercados emergentes ainda pouco abrangidos pela empresa.

Para solucionar este dilema, foi realizada uma análise dos produtos e da participação destes no faturamento e no lucro da empresa, por meio da Curva ABC. Além disso, foi feito um estudo dos projetos em execução, levantando questões como custo, fase atual, qualidade dos recursos utilizados, pontos positivos e negativos de cada um. Os estudos foram realizados por meio de dados registrados na lista de verificação dos projetos da empresa e no modelo de escala do Projeto Gamma. Posteriormente, foi feito a análise do projeto Gamma, ou seja, verificou-se a exequibilidade do projeto, o custo-benefício, o seu modelo de escala, comparação com os projetos existentes, as oportunidades e ameaças do mercado, entre outros. Logo, diante dessas informações, foi elaborado  o seguinte parecer sobre a execução desta proposta:

Na análise de participação dos produtos no faturamento, verificou-se que o segmento que mais gera faturamento é o de repelentes que, responsáveis por 75% do faturamento, são, então, o carro chefe da empresa. Com o grande potencial de captação de novos mercados, devido ao aumento de doenças virais nesses países, o desenvolvimento do Projeto Gamma, baseado na comercialização dos repelentes Free e Out, atende aos objetivos estratégicos sonhados pela empresa. Este projeto exige uma alta qualidade de recursos para sua execução e a empresa não dispõe de know-how suficiente. Dessa forma, este projeto é uma oportunidade para alavancar o investimento em P&D e também, a possibilidade de criação de outros projetos rentáveis em novos mercados. Logo, após uma profunda análise sobre o Projeto Gamma, este tornou-se viável e atrativo para a Scully S.A.

Portanto, por meio dessas informações, constata-se que a tomada de decisão é um processo complexo, pois nem sempre é possível reunir ou analisar todas as informações que envolvem um projeto, mas as dicas anteriores podem te ajudar a iniciar uma série de reflexões e debates importantes sobre os diversos aspectos de um projeto.

Até breve!

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