Gestão de Portfólio de Projetos
Como analisar as propostas de projetos em uma empresa?
Os projetos de uma empresa devem
estar alinhados aos seus objetivos estratégicos e gerar valor para o negócio. Dificilmente
uma empresa terá os recursos necessários para realizar todos os projetos
propostos e, por isso, é fundamental gerenciar seu portfólio de projetos e saber
selecionar os mais relevantes para execução. Diante disso, hoje vamos ajudá-lo
a analisar as propostas de projetos na formação dos portfólios, estabelecendo alguns
pontos essenciais para a tomada de decisão.
- Definir
o objetivo do projeto proposto
O objetivo do projeto deve ser
claro, bem definido e alinhado com a estratégia do negócio.
- Verificar
a exequibilidade do projeto
A empresa deve possuir os vários recursos
necessários para executar o projeto, sendo eles: pessoas, técnicas, condições
econômicas, conhecimento, infraestrutura, etc.
- Análise
do custo-benefício
Deve-se analisar os custos do
projeto em todas as suas etapas juntamente com o orçamento previsto na empresa,
sem se esquecer da previsão dos retornos a longo e curto prazo esperados com a
implantação do projeto.
- Critérios
de avaliação
É importante definir critérios para
avaliação do projeto, que podem ser reunidos em uma lista de verificação para
facilitar a comparação dos projetos propostos ou em um modelo de escala que
trará os pontos mais relevantes em cada um dos projetos analisados.
- Análise
de mercado e competitividade
Outro ponto importante é a análise
do ambiente externo ao projeto, ou seja, sobre o conhecimento que a empresa tem
do mercado em que atua ou atuará, as necessidades dos consumidores, possíveis
tendências comportamentais, seus concorrentes, pontos fortes e fracos do
produto/serviço, segmentos potenciais, fornecedores, entre outros.
Para ilustrar o que foi descrito
acima, veja o seguinte estudo de caso:
A empresa Scully S.A. é conhecida no
mercado por suas políticas conservadoras de gerenciamento de portfólio de
projetos. Desde sua fundação, em 1942, seus investimentos são focados em
aprimorar seus principais produtos e, há mais de 15 anos, não há
desenvolvimento de um novo produto com aporte de grande investimento
financeiro. Com o objetivo de maximização de lucros, a organização executa, no
momento, três projetos, sendo dois para aprimoramento de produtos e um plano de
marketing.
O Conselho Administrativo da Scully, visando a adoção de uma postura menos conservadora no
mercado, decidiu apresentar o resumo de um projeto conhecido como “projeto
Gama” para capitação de tais mercados emergentes ainda pouco abrangidos pela
empresa.
Para solucionar este dilema, foi
realizada uma análise dos produtos e da participação destes no faturamento e no
lucro da empresa, por meio da Curva ABC. Além disso, foi feito um estudo dos
projetos em execução, levantando questões como custo, fase atual, qualidade dos
recursos utilizados, pontos positivos e negativos de cada um. Os estudos foram
realizados por meio de dados registrados na lista de verificação dos projetos
da empresa e no modelo de escala do Projeto Gamma. Posteriormente, foi feito a
análise do projeto Gamma, ou seja, verificou-se a exequibilidade do projeto, o
custo-benefício, o seu modelo de escala, comparação com os projetos existentes,
as oportunidades e ameaças do mercado, entre outros. Logo, diante dessas
informações, foi elaborado o seguinte parecer sobre a execução desta proposta:
Na análise de participação dos
produtos no faturamento, verificou-se que o segmento que mais gera faturamento
é o de repelentes que, responsáveis por 75% do faturamento, são, então, o carro chefe
da empresa. Com o grande potencial de captação de novos mercados, devido ao
aumento de doenças virais nesses países, o desenvolvimento do Projeto Gamma,
baseado na comercialização dos repelentes Free e Out, atende aos objetivos
estratégicos sonhados pela empresa. Este projeto exige uma alta qualidade de
recursos para sua execução e a empresa não dispõe de know-how suficiente. Dessa forma, este projeto é uma oportunidade para alavancar o
investimento em P&D e também, a possibilidade de criação de outros
projetos rentáveis em novos mercados. Logo, após uma profunda análise sobre o Projeto
Gamma, este tornou-se viável e atrativo para a Scully S.A.
Portanto, por meio dessas informações, constata-se que a tomada de decisão é um processo complexo, pois nem sempre é possível reunir ou analisar todas as informações que envolvem um projeto, mas as dicas anteriores podem te ajudar a iniciar uma série de reflexões e debates importantes sobre os diversos aspectos de um projeto.
Portanto, por meio dessas informações, constata-se que a tomada de decisão é um processo complexo, pois nem sempre é possível reunir ou analisar todas as informações que envolvem um projeto, mas as dicas anteriores podem te ajudar a iniciar uma série de reflexões e debates importantes sobre os diversos aspectos de um projeto.
Até breve!
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